3 Hábitos Essenciais Que Podem Ajudar a Prevenir o Burnout
Hello, hello, genteee!!! Mais uma EBX News e o tema de hoje está relacionado a algo que nós de RH falamos muito olhando para fora, para os nossos colaboradores e lideranças, e pouco para dentro: Burnout
A percepção de que você está enfrentando Burnout nem sempre é óbvia. E pode nem aparecer de uma só vez.
O Burnout muitas vezes se instala silenciosamente, por meio de mudanças sutis na sua energia, no seu humor ou na sua capacidade de se importar com coisas que antes pareciam importantes. Ele nem sempre acontece da noite para o dia ou após um único dia ruim. É o resultado de um estresse prolongado e não gerenciado.
Aqui estão três hábitos que podem te ajudar a prevenir o Burnout:
1. Aprenda o poder de dizer “não”
Estabelecer limites aprendendo a dizer “não” é uma das formas mais poderosas de prevenir o Burnout. Isso permite que você avalie o que realmente merece seu tempo e energia, seja na vida profissional ou pessoal. Esse hábito ajuda a proteger sua energia mental e emocional.
Pergunte-se: “Eu realmente tenho tempo ou energia para isso?” Se a resposta for não, experimente dizer: “Estou no meu limite agora, mas agradeço por pensar em mim”, ou “Adoraria ajudar, mas preciso priorizar outra coisa neste momento.”
2. Faça micro pausas para recarregar
Fazer pausas, ao contrário do que frequentemente nos ensinam, é essencial para manter o bom desempenho, especialmente em ambientes de alta exigência. A ausência de momentos de recuperação pode, aos poucos, te desgastar.
Comece a encarar pausas curtas como parte do fluxo de trabalho, não como interrupções. Uma caminhada de cinco minutos, alguns momentos para respirar ou se afastar da tela entre tarefas pode ajudar a manter o foco e a clareza mental.
3. Prefira a recuperação ativa à fuga passiva
Depois de um dia longo e exaustivo, é tentador recorrer ao que parece mais fácil, uma tela, redes sociais ou simplesmente se jogar na cama.
O que é recuperação ativa?
Uma pesquisa publicada na Personnel Review buscou entender como diferentes formas de recuperação psicológica após o trabalho afetam o bem-estar e a fadiga. Os pesquisadores analisaram quatro tipos de recuperação:
Desconexão psicológica (desligar-se mentalmente do trabalho)
Relaxamento (atividades calmantes)
Domínio (hobbies desafiadores ou aprendizado)
Autonomia (controle sobre como usar o tempo livre)
Vale lembrar: uma vida sustentável é feita de escolhas intencionais, que te permitem continuar aparecendo, dia após dia.
Para ficar informado
EBX Informa
#1 - Microsoft Demite 4% dos Funcionários Enquanto Aposta Alto em IA
Corte deve afetar cerca de 9 mil profissionais, acompanhando a onda de demissões que atinge outras gigantes da tecnologia
#2 - Ghostworking em Alta: Profissionais Procuram Emprego Durante o Expediente
Funcionários admitem fingir produtividade enquanto usam os computadores da empresa para atualizar currículos e se candidatar a novas vagas
#3 - Prêmio Melhores Empresas para se (Bem-Estar)
Premiação promovida pela Você RH que avalia iniciativas, como programas, ações e campanhas, implementadas entre 01 de janeiro de 2024 e 01 de abril de 2025. Indique seu case até 14/07.
#4 - Dubai faz teste de semana de trabalho de quatro dias para seus funcionários públicos
As mudanças que entraram em vigor em 1º de julho e vão até 12 de setembro são parte da iniciativa Dubai 2025 Our Flexible Summer
#5 - Engajamento de profissionais brasileiros sobe para 34%, mas é acompanhado de exaustão emocional
Tendência de crescimento do desengajamento também foi apontada pelo estudo nos últimos três anos: de 1,73% em 2022 para 2% em 2023, chegando a 2,11% no ano passado
EBX Indica
Livro: Pipeline de liderança 3.0: Como desenvolver líderes na era digital
Frase da semana
Para começar bem a semana!
“Eu não tenho a chave para o sucesso, mas sei que a chave para o fracasso é tentar agradar todo mundo.”